A História

O restaurante O ABOCANHADO foi inaugurado em Dezembro de 2002, tendo como mentores um casal do Porto, que desde há muito se apaixonou pela autenticidade e ruralidade da Aldeia de Brufe.
A escolha do nome deriva da expressão “o tempo abocanhou” ou “neste bocanho”, comumente usada pelas gentes de Brufe, e que significa que o tempo aliviou, deixou de chover ou nevar, frequente nestas terras altas sujeitas a invernos rigorosos.

A Arquitetura

A construção situa-se à margem da aldeia de Brufe, num terreno que se desenvolve em socalcos sobre o vale do rio Homem.
A cobertura continua a plataforma natural à cota da estrada, destacando-se apenas o volume com a entrada de serviço, que se contrapõe aos afloramentos rochosos existentes.
No socalco inferior faz-se a entrada principal no restaurante – com as áreas de serviço encostadas ao terreno e as de estar abertas à paisagem.
A orientação e encaixe na topografia procuram a integração no terreno, que se confirma no conjunto de materiais utilizados: o granito [em muros] e madeira – que constitui a parte não envidraçada do alçado poente e que se prolonga horizontalmente no estrado da esplanada.

© Copyright - Restaurante O Abocanhado Interesse-Turismo2 Interesse-Turismo