Exposição de Escultura MALENGA – Junção de Extremos

Estreou no passado dia 2 de Junho, no Restaurante O Abocanhado, a exposição de escultura – MALENGA – Junção de Extremos.

“Eu sou Malenga, oriundo do planalto de mueda, na província de cabo-Delgado, Moçambique.

Desde criança fabriquei os meus próprios brinquedos e lentamente fui aprendendo formas de lidar as ferramentas na madeira mais leves. Em 1992 com 18 anos de idade, tomei grande decisão: Ser escultor. William Malenga Kumadimba, meu pai, foi o meu primeiro mestre. No final desse mesmo ano mudei-me para Maputo, iniciando a minha actividade na cooperativa de Arte Makonde. A partir de 2001, juntei-me a um grupo de artistas nas instalações do Museu Nacional de Arte.

Em 2006 realizei a primeira exposição individual, na cidade de Maputo. Pelo reconhecimento da minha obra, Mozal proporcionou-me uma bolsa de estudo em Portugal, frequentando um estágio no Ar.Co (Centro de Arte e Comunicação Visual) em Lisboa. No ano seguinte, pela mão de uma amiga, conheci o escultor José Rodrigues, que me pós em contacto com a IDENTIDADES (intercâmbio artistístico) proporcionando-me mais um estágio na faculdade das Belas Artes do Porto.” – Malenga

 

Fonte: Restaurante O Abocanhado 2007-06-02 | Data: 2007-06-02